sexta-feira, 29 de março de 2013

ENTERRO EM ORNANS

Enterro em Ornans, 1849


  • DESCRIÇÃO
        Nessa pintura, podemos ver uma grande quantidade de pessoas, pode-se dizer a nobreza, pessoas de luto pela morte de alguém, provavelmente alguém conhecido, mulheres jovens e outras mais idosas reunidas em grande quantidade nesse local, assim como algumas crianças que aparecem tanto na direita quanto na esquerda da pintura, e sendo que uma das crianças que está na direita logo atrás do padre está olhando para o homem que o está acompanhando com um olhar de curiosidade, há também o padre realizando a cerimônia e dentro da cova que foi feita ira colocar algum pertence da pessoa provavelmente. No canto a direita logo a frente vemos um cachorro, que significa fidelidade, pois até na hora da morte ele está presente, pois a pessoa que morreu provavelmente seria seu dono. No fundo da imagem podemos ver a paisagem de um planalto, com a presença de algumas árvores, e seguindo para a esquerda vemos um homem crucificado, provavelmente a imagem de Jesus Cristo, e na parte mais alta do planalto na esquerda, vemos pequenas casas, na beirada da montanha.
  •    SÍNTESE
    A imagem nos passa um sentimento de tristeza, e uma característica fúnebre, pois se trata de um momento não muito comum de ser mostrado em uma pintura que no caso é um enterro, mas também parece uma situação que não é composta por familiares e amigos, e sim por pessoas desconhecidas que somente estão ali por uma questão de solenidade, por um momento, para “compartilhar” a tristeza entre eles.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei,também podemos perceber que o cortejo avança da esquerda para direita, e a presença do cachorro traz um ato de fidelidade,certamente o falecido era seu dono!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a descrição da obra, alguns dizem que o falecido é representado como tio avô de Coubert falecido em 1848 um ano antes.

    ResponderExcluir